O Que O Tamanho Da Barriga Pode Representar Para A Saúde

Barriga

Ver uma pessoa com uma “barriguinha” saliente é algo bem comum e que já faz parte do cotidiano, mas o que muitas pessoas infelizmente não sabem é que isso vai além da estética e pode muitas vezes representar um risco para a saúde.

Existem muitos problemas que estão ligados diretamente à gordura localizada na barriga, principalmente doenças cardiovasculares. Isso pode atingir o sexo feminino e também o masculino, portanto, atenção e cuidado nunca são demais. A seguir, entenda mais sobre o assunto.

O Que A Barriga Pode Esconder

Nem sempre é sinal de desleixo quando percebemos que uma pessoa tem uma barriga avantajada, pois isso pode acontecer em decorrência de predisposição genética, mesmo que não abuse da comida ou bebida e até pratique atividade física.

A barriga cresce e ocorre o acúmulo de gordura nesta região. Essa gordura pode ser subcutânea ou visceral, sendo esta última mais prejudicial e que pode trazer como consequência um AVC ou até um infarto do miocárdio. A subcutânea é aquela que fica em frente dos músculos abdominais e a visceral é a que se acumula entre as alças intestinais e órgãos internos.

Assim quando ocorrer ganho de peso, o local preferido do tecido gorduroso é dentro do abdômen e aí se forma a famosa “barriguinha”.

O tamanho da barriga pode ser um sinal de alerta e indicar problemas sérios de saúde. Pode provocar uma doença coronariana, diabetes e hipertensão arterial. A orientação de um médico é muito importante e ele pode analisar e vê se há algum problema mais grave com o paciente.

Ter um hábito de vida saudável é o que todos devem vivenciar para evitar que a “barriguinha” comece a aparecer, tais como: não fumar ou ingerir álcool, possuir uma alimentação adequada e se exercitar.

Para quem já tem a barriga mais evidente, os procedimentos são praticamente os mesmos, mas com mais rigor. Não esqueça que exercícios físicos regulares, uma boa alimentação ou se for preciso perder peso é a forma correta de reduzir a gordura.

Nem sempre a dieta ou mesmo o remédio (se for preciso) que serviu para um conhecido seu servirá para você. Cada pessoa deve receber as recomendações dos profissionais de forma individual, pois se acontecer de forma contrária pode trazer riscos à vida.

Os alimentos que servirão de auxilio para que você consiga perder barriga de forma saudável são cereais integrais, aveia, peixe, amêndoas, carne magra, vegetais, frango e frutas cítricas.

Para saber se a gordura abdominal está comprometendo o seu bem-estar:

  • O primeiro passo é medir a sua cintura utilizando uma fita métrica. O resultado não deve ultrapassar os 88 cm para as mulheres e 102 cm para os homens;
  • Se passar do tamanho ideal, aí sim, a pessoa tem que buscar reverter esse quadro e reduzir o perigo de passar por algo muito desagradável no que diz respeito à sua saúde;
  • Existem métodos que podem ajudar para que haja uma análise mais detalhada do caso, como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada.

Se amar e se cuidar é importante. Ter uma “barriguinha” para muitas pessoas pode até parecer um charme, mas vimos, que temos que ter sim uma atenção redobrada. É necessário que a gordura existente diminua ou simplesmente desapareça.

Mude o seu estilo de vida, viva melhor e com qualidade.

Deixe um comentário